ARTRONIC série P1 e P2 – Gama Profissional
ARTRONIC série P1 e P2 – Gama Profissional
Para download em PDF click na imagem em baixo correspondente
O MKC ARTRONIC série P1 e P2 é um sistema de filtragem eletrostático completo, aconselhado para condições exigentes de filtragem de ar, como a filtragem de fumos provenientes de cozinhas profissionais.
Introdução
Uma única unidade inclui todos os estágios de filtragem e comando necessários. É constituído por um conjunto de pré-filtros, filtros electroestáticos, filtros de ar metálicos, filtros manta, e opcionalmente um ventilador centrífugo de alto rendimento.
A substituição de um ventilador convencional de extração por uma unidade deste tipo torna uma instalação de exaustão e tratamento de fumos de cozinhas muito simples, garantindo uma eficiente filtragem do ar. O MKC ARTRONIC série P foi concebido com um acabamento próprio para ficar instalado à vista, e que possibilite uma fácil limpeza.
A Gama
A gama MKC ARTRONIC série P1 e P2 está disponível para gamas de 750 m3/h a 40.000 m3/h.
Este sistema inclui os seguintes elementos:
a) Filtros metálicos, construídos em chapa galvanizada, compostos por um aro com 2 redes de proteção em lâmina estirada e tecido filtrante composto por vários estratos de redes estiradas também em chapa galvanizada; Eficiência: Classe G2 segundo a norma EN779;
b) Filtro eletrostático composto por uma secção de ionizador e uma secção coletora (espessuras de 225mm no P1 e 275mm no P2)
c) Filtros de carvão ativado em manta impregnada em carvão, que absorvem cheiros e reduzem odores desagradáveis;
d) Filtros de superfície quebrada, com aro metálico, e manta filtrante de fibra sintética auto extinguível F1-DIN53438, em zig-zag. Eficiência: Classe G4 segundo a norma EN779;
e) Um ventilador centrífugo de dupla aspiração.
f) Uma saída de ar depurado;
g) Um quadro de comando e acionamento de todo o sistema.
Principio de Funcionamento
O princípio geral de funcionamento do sistema de filtragem electroestática deste equipamento ocorre em 4 fases:
Ionização das partículas em suspensão no ar. O ar passa através de um sistema de eletrodos construídos com fios de tungsténio de 0,2mm de diâmetro e placas de alumínio.
Uma vez carregadas, as partículas ao passar num campo eletrostático, movem-se até aos eléctrodos onde ficam depositadas;
Neutralização da carga no coletor;
Remoção das partículas recolhidas (mediante a limpeza com um detergente neutro – CLEANTRONIC).
Para casos mais exigentes, é possível associar um módulo de filtros de carvão ativado da mesma gama (Série MC), que filtra os poluentes gasosos do ar, ou filtros finos (série MF7).
Instalação Elétrica
A porta de acesso aos filtros possui um interruptor que impossibilita a sua manipulação com tensão.
Os quadros de potência estão colocados em caixas estanques soldadas na porta de acesso aos filtros.
Numa das laterais desta caixa está instalado um duplo interruptor de corte manual de corrente, com luz de sinalização; um atua sobre o ventilador, o outro sobre o filtro electrostático.
Na parte superior do interruptor está instalada uma luz de controlo que indica o correto funcionamento do equipamento, quando acesa de forma contínua.