Balanceamento

RECOMENDAÇÕES
O Balanceamento e Ensaio do sistema de Ventilação é uma ação essencial para a garantia do bom desempenho da instalação – sem este balanceamento pode haver uma instalação aparentemente muito bem executada mas que durante a sua vida útil vai ter um mau desempenho operacional e económico. Este Balanceamento e Ensaios deve fazer parte do Processo de Comissionamento da Instalação.
O Balanceamento e Ensaio dos sistemas deverá ser cuidadosamente preparado de forma a garantir a sua eficácia – é aconselhável elaborar um PIE (Plano de Inspeção e Ensaio) adequado e controlado por um técnico com a acreditação necessária – TIM III (Técnico de Instalação e Manutenção, acreditado pelo SCE – Despacho nº 15793-G/2013).
Recomendações Gerais
Deve ser ajustado o caudal de ar de cada grelha ou hotte, de acordo com os dados previstos no projeto. Este procedimento deve ser feito com todos os ventiladores de exaustão e de compensação do ar ligados.
O insuflação de ar de compensação, quando efetuado mecanicamente, deve ser ajustado no ventilador (através do ajuste de velocidade) ou em dispositivos situados na conduta de ar de insuflação, de modo a atender aos requisitos de projeto.
Caso a cozinha seja dotada de mais de uma hotte, onde parte destes seja ativada para compensar as horas de pico ou de atividades específicas, o sistema de compensação de ar deve ser ajustável, de maneira a preservar as condições previstas de subpressão da cozinha em relação aos ambientes adjacentes, conforme previsto no projeto.
Todos os equipamentos devem ser ensaiados de acordo com as recomendações do fabricante, cabendo a ele fornecer o certificado do equipamento. A empresa responsável pela instalação e balanceamento do sistema deve efetuar os ensaios de campo e emitir relatórios, contendo os resultados dos ensaios efetuados.
Bibliografia: NBR 14518-2000
(Adaptado pela CLIMA PORTUGAL)
Saiba tudo sobre as nossas soluões para Cozinhas Profissionais