Nesta Secção de FAQ Perguntas e Respostas de Cozinhas Profissionais, irá encontrar algumas respostas às suas perguntas. Percorra nas nossas FAQ’s e encontre as respostas para as suas dúvidas. Ao percorrer esta secção encontrará respostas sobre as cozinhas profissionais, alguns dos seus principais problemas existentes na sua conceção e instalação. Caso não fique esclarecido contacte-nos, estamos cá para o ajudar.
A CLIMA PORTUGAL é uma empresa especializada na Conceção, Fabrico, Importação e Distribuição de Equipamentos estratégicos no mercado da Climatização e Ventilação, hoje comercializados com a sua própria marca, a MKC.
Uma das áreas onde mais temos investido é na Filtragem de Fumos provenientes de Cozinhas Profissionais. Dispomos de diversas soluções e sistemas com filtros eletrostáticos, filtros de carvão ativado, filtros mecânicos, filtros de água e geradores de Ozono.
Somos os distribuidores oficiais dos Fornos para PAVESI.
A CLIMA PORTUGAL possui uma vasta gama de equipamentos que respondem razoavelmente às necessidades do mercado hoteleiro.
A CLIMA PORTUGAL tem um protocolo com a AHRESP que dá vantagens especiais aos seus associados.
Consulte-nos.
O Sistema de Exaustão para Cozinhas Profissionais consiste em retirar do ambiente os vapores e gases resultantes dos processos de cocção e fritura de alimentos, deixando o ambiente da cozinha livre de odores e fumo, assim como, manter a temperatura interna em níveis desejáveis de conforto.
Sim, é um aspeto importante.
Numa instalação mal dimensionada, a exaustão do ar origina um movimento de ar na cozinha, e locais adjacentes, com as consequentes correntes de ar e o arrefecimento (no inverno) do ambiente.
A INDUÇÃO (hotte indutora) foi estudada e desenvolvida para resolver e minimizar o impacto energético de admitir ar novo.
A indução compensa o ar na própria Hote, evitando correntes de ar desagradáveis no interior do local, reduzindo até 70% a necessidade de admitir ar do exterior.
Um sistema de exaustão tem de garantir o seu principal objetivo – retirar do ambiente da cozinha as partículas e contaminantes indesejados do ar, como gordura, vapores e fumos resultantes da cocção dos alimentos e que geram poluição na área da cozinha.
O sistema de exaustão deve eliminar também o todos os compostos provenientes da queima de gás (incluído monóxido e dióxido de carbono), de forma a manter oxigénio em níveis que permitam o bem-estar dos operadores.
A instalação de um sistema de exaustão e ventilação completo têm como finalidade a exaustão dos vapores resultantes da cocção, garantir uma temperatura mais agradável na cozinha, e impedir que os vapores invadam outros espaços, nomeadamente a sala de refeições.
Um sistema com filtragem adequada evita a contaminação dos equipamentos e condutas, reduz o risco de incêndios e descarrega, para o exterior, um ar mais limpo com menor impacto no ambiente.
Um sistema de exaustão é composto por um conjunto de equipamentos cuja função é captar e reter gorduras e particulados, conduzir partículas, vapores e gases para fora do ambiente da cozinha.
Deve ser completado por um sistema de compensação de ar (devidamente filtrado), para compensar parcialmente (80% a 90% do caudal de exaustão) o volume de ar exaurido, mantendo a cozinha em pressão negativa e impedindo que possíveis odores da cozinha se espalhem para áreas adjacentes.