Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática
Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática – O SELAI foi lançado pela CLIMA PORTUGAL em 2008 como o sistema de filtragem eletrostática com lavagem automática integrada – há mais de cinco anos desenvolvemos um equipamento que hoje é uma referência nesta área e é o sistema de filtragem escolhido por importantes cadeias de restauração.
Sempre que as exigências de filtragem e de manutenção são importantes, o SELAI é sem dúvida a melhor opção.
Porquê um sistema de Filtros Eletrostáticos com Lavagem Automática?
No caso de equipamentos com um grande número de filtros, ou que retenham muita gordura (associado ao tipo e quantidade de comida confecionada) todo este processo de limpeza é demorado, origina custos de manutenção elevados (tempo), e corre-se o risco de se danificar algum componente durante a sua frequente manipulação.
Para estes casos a MKC sugere o novo Sistema Eletrostático com Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática Integrado (SELAI), cujo dispositivo de limpeza automático integrado, fazem a lavagem automática, de acordo com a programação, sem que seja necessária a sua desmontagem e qualquer intervenção humana.
Este processo de lavagem é controlado por um autómato, podendo ser ligada automaticamente ou manualmente, e comandado por uma unidade de comando externa, realizando automaticamente as seguintes operações:
- Abre-se uma electroválvula que permite a passagem de água limpa até aos pulverizadores fazendo a pré-lavagem ao equipamento;
- A primeira electroválvula fecha-se, e abre-se uma outra distribuindo água e detergente sobre as superfícies sujas dos filtros;
- Após alguns minutos (programável) para que atue o detergente, a válvula de água volta a abrir-se para uma última passagem por água;
- Finalmente, esta válvula fecha-se e, após alguns minutos (tempo programável para que a água acumulada possa escoar para o esgoto), entra em funcionamento o ventilador de extração para possibilitar a secagem das células eletrostáticas;
Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática – Recomendações:
Deverá ser programada a lavagem automática para um horário em que a cozinha não esteja em laboração.
Deverá ser impedido que a água saia do seu tabuleiro, evitando que transborde para a zona das condutas e do ventilador, bem como a queda de água nos tetos falsos.
A verificação do processo de limpeza e a manutenção do dispositivo de limpeza integrado devem poder ser feitos sem ferramentas especiais.
Para se obter uma lavagem eficiente com a utilização de agentes de limpeza num dispositivo de lavagem com uso não contínuo é necessário que a água esteja a uma temperatura de, pelo menos 50ºC, à entrada do separador.
A lavagem ou limpeza não são possíveis em caso de ocorrência de falta de água ou de detergente e no caso de paragem do ventilador.
Periodicamente deverá ser efetuada uma lavagem a alta temperatura para prevenção da legionella.
Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática – Quadro de comando
No interior do quadro de comando encontram-se instalados todos os dispositivos de comando do sistema de lavagem automática, com especial relevância para o autómato.
A programação do autómato pode ser facilmente ajustada às necessidades específicas do sistema onde está instalado.
A sua programação permite alteração dos parâmetros TEMPO, com seis tempos programáveis.
No programador, com a seta da direita posicionamos o cursor no parâmetro pretendido e confirmamos com OK e no monitor aparecem os diferentes tempos. Com a seta posicionamos o cursor em cima do tempo que queremos modificar e com a seta horizontal variamos esse valor até confirmarmos com a tecla OK.
![Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática 2 ScreenHunter_135 Apr. 15 01.15](https://climaportugal.pt/wp-content/uploads/2015/04/ScreenHunter_135-Apr.-15-01.15-300x219.jpg)
![Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática 3 ScreenHunter_134 Apr. 15 01.14](https://climaportugal.pt/wp-content/uploads/2015/04/ScreenHunter_134-Apr.-15-01.14-300x228.jpg)
De seguida movendo a seta horizontal programamos a hora pretendida para o início da lavagem.
De fábrica este valor vem programado para as 00h01.
No caso de se recorrer à alimentação de água quente a partir de um termoacumulador, sugere-se que a hora de início seja alterada para as 04h00 de forma a garantir que a água está suficientemente quente à hora da lavagem, e com isso garantir a eficácia máxima da operação.
Em casos em que existam vários equipamentos com o mesmo programa, há como opção um cartão de memória que pode memorizar e carregar automaticamente os programas.
Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática – Instalação Elétrica
![Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática 4 ScreenHunter_136 Apr. 15 01.19](https://climaportugal.pt/wp-content/uploads/2015/04/ScreenHunter_136-Apr.-15-01.19-300x194.jpg)
O equipamento é fornecido com um Quadro de Comando pronto a usar.
O isolamento do dos condutores é de 1kV e a secção dos cabos é de 2,5 mm2. Os condutores que ligam a fonte de alimentação às células ionizadoras e coletoras são isolados com silicone, para tensões de 18kV, e estão instalados no interior de um tubo de plástico.
A porta de acesso aos filtros dispõe de um micro-interruptor que desliga a alimentação elétrica impossibilitando a sua manipulação com tensão. A fonte de alimentação está no interior de uma caixa blindada na porta de acesso aos filtros.
Na parte lateral do Quadro Elétrico existe um interruptor de corte manual, com lâmpada sinalizadora.
Na parte superior do Quadro, existe outra lâmpada que indica o estado de funcionamento do equipamento – quando “chispar” deverá ser feita uma limpeza manual aos filtros com a maior brevidade possível.
Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática – Recomendações Importantes:
Se verificarmos que a lâmpada de controlo está apagada ou a “chispar” deveremos fazer o seguinte:
- Abrir a porta de acesso aos filtros e pressionar o interruptor de porta: devem acender as lâmpadas incorporada no interrutor e a de controlo. Se a lâmpada incorporada no interruptor não acende, ou há avaria no micro-switch de porta ou o interruptor, se previamente verificámos que existe tensão no equipamento. Se é a lâmpada de controlo que não acende, a fonte de alimentação poderá estar avariada ou se danificou o isolamento de baquelite onde se fixam os contactos elétricos.
- Se com a porta aberta acendem ambas as lâmpadas, devemos colocar as “bananas”, que são fornecidas com o equipamento, como indica na figura. Se com as ligações indicadas a lâmpada de controlo se apaga, devemos desligar uma das bananas e verificar o estado da lâmpada. Se lâmpada se acende a avaria está no equipamento que se manteve ligado. Se o equipamento tem mais de uma célula, se elimina uma delas e realiza-se o mesmo ensaio com a outra.
3. Detetada a célula avariada, deveremos verificar a causa.
4. Os filamentos de tungsténio da célula ionizadora podem partir-se ou avariarem por exemplo durante as operações de limpeza e manutenção. Depois de cada intervenção é necessário verificar-se atentamente o ionizador e garantir que nenhum filamento está em falta ou danificado. Em caso de necessidade, a CLIMA PORTUGAL fornece os filamentos como acessório de manutenção.
5. Durante o funcionamento, um ou mais filamento em falta ou partidos provoca normalmente um curto-circuito normalmente com arco elétrico (chispas com ruído de descargas elétricas). Esta situação pode fazer apagar ou piscar a luz verde de controlo.
6. Os filamentos partidos ou danificados devem ser imediatamente retirados e substituídos (embora o depurador possa funcionar temporariamente sem um dos filamentos).
ANTES DE CHAMAR O TÉCNICO
Verificar:
- Que o equipamento está alimentado com corrente elétrica 220V/50Hz. (Há modelos que incluem ventiladores e cuja tensão é 380V/50Hz).
- Que a porta está fechada e que o micro-switch está a funcionar corretamente. (atenção com a porta aberta o equipamento não funciona)
Se a filtragem não funciona adequadamente, verificar se:
- Os filtros estão colocados nas suas guias e na posição correta.
- O fluxo de ar faz-se no sentido da seta de direção do ar dos filtros e equipamento.
- A lâmpada verde está acesa de forma constante (não chispando).
- A célula eletrostática não está muito suja.
- A célula eletrostática não está húmida ou molhada, provocando arcos elétricos (após uma lavagem de filtros)
- Os filamentos de tungsténio não estão partidos ou danificados.
- O caudal de ar é inferior ao caudal máximo admitido pela unidade.
RESOLUÇÃO DE AVARIAS
![Filtros Electrostáticos com Lavagem Automática 6 Quadro Diagnóstico Avarias simplificado](https://climaportugal.pt/wp-content/uploads/2015/04/Quadro_vert.jpg)
CLIMA PORTUGAL