728x90_2021

Gerador de Ozono MKC K-OZ3

Destaques

Gerador de Ozono

O Gerador de Ozono MKC K-OZ3, é uma nova geração de geradores de Ozono para a redução de gordura e odores nos sistemas de exaustão das cozinhas profissionais. Este equipamento traz uma nova solução para o tratamento de fumos, com as seguintes vantagens sobre os sistemas tradicionais:

  • Prevenção de Riscos de Incêndios – Mantém limpas as redes de distribuição de ar, reduzindo o risco de propagação de incêndios através da rede de condutas.
  • Recuperação de Calor – O ar quente da exaustão mantém-se limpo, podendo ser utilizado com eficácia em sistemas de recuperação de calor.
  • Menos queixas – Evita queixas resultantes da emissão de odores nas condutas de exaustão.
  • Amigo do Ambiente – A utilização do Ozono tem muito pouco impacto no ambiente.
  • Mantém limpas as condutas – Reduz as despesas da limpeza das condutas até 70%.
  • Reduz o consumo de energia – com os sistemas limpos, haverá menos custos de energia:
    • a) há menos perda de carga nos circuitos de ar;
    • b) o ar quente poderá ser aproveitado em recuperadores de energia.

Catálogo K-OZ3 20-60G

Informação K-OZ3 7-10G

Instruções de Instalação e Funcionamento K-OZ3 20-60G

Instruções de Instalação e Funcionamento K-OZ3 7-10G

K OZ3 Nota1Introdução

O Ozono (O3) é um gás de cor azul , com um odor característico e mais pesado do que o ar. O Ozono por decomposição liberta oxigénio (O2) e oxigénio monoatómico (O), que é altamente oxidante.

É a ação oxidante do Ozono a responsável pela eliminação de substâncias orgânicas produtoras de odores e pela destruição de bactérias e vírus presentes no ar.

Faça aqui download do catálogo K-OZ3 

Gerador de Ozono

Descrição do Equipamento

O MKC K-OZ3 é um gerador de ozono adequado para a limpeza e redução de odores dos sistemas de exaustão de cozinhas profissionais.

A confeção dos alimentos cria odores, vapores e partículas que não são capturados pelos filtros mecânicos e eletrostáticos.

Por oxidação, o Gerador de Ozono MKC K-OZ3 elimina as partículas de gordura, e as que transportam os odores, assegurando uma exaustão mais limpa, reduzindo a necessidade de manutenção e limpeza dos sistemas, aumentando a segurança contra o risco de incêndio.

O Gerador de Ozono MKC K-OZ3 aumenta a eficácia da exaustão, reduz o impacto da presença de contaminantes no interior das condutas, reduzindo cheiros e gorduras resultante da preparação de alimentos.

O Gerador de Ozono MKC K-OZ3 pode ainda ser utilizado para a desinfeção de sistemas de climatização e ventilação, eliminando eficazmente todos os tipos de bactérias que se podem acumular na rede de condutas e equipamentos, minimizando o risco de contaminação.

Instalação

A saída do ozono do gerador é ligada à conduta de exaustão antes do ventilador, e o mais próximo possível da hotte. O Ozono precisa de um tempo de contato mínimo com as partículas, para as destruir (oxidar); dois segundos é o tempo mínimo. Serão assim necessários cerca de 10 metros de conduta (considerando uma velocidade do ar indicativa de 5 m/s) antes da descarga para o exterior.

O gerador de ozono pode ser instalado sem filtro eletrostático se a confeção de alimentos só gerar névoa de gordura (sem fumo).

A instalação deve ser exclusivamente efetuada por profissionais.
O ozono é um gás mais pesado que o ar, por este motivo é preferível colocar a ligação do Ozono por cima da zona a tratar.

A conduta de Ozono, com 90 mm de diâmetro, deve ser ligada na conduta de exaustão, antes do ventilador, para que a aspiração favoreça a entrada do gás.
O gerador deve-se ajustar à instalação, não podendo ser utilizada para outro fim que não aquele para que foi projetado.

As condutas de exaustão devem estar, ou serem limpas antes da instalação, de forma a garantir a eficácia do sistema.
Não instalar em locais onde se manipulem produtos químicos voláteis.
Não insuflar Ozono em locais ocupados, em espaços fechados, ou pouco arejados.
O ozono pode ser irritante a níveis de emissão superiores aos indicados – controle os níveis de ozono dos locais.

Manutenção

A manutenção do Gerador de Ozono MKC K-OZ3 é extremamente simples, sem consumíveis. Basta a limpeza periódica. Uma revisão anual é geralmente suficiente.

É um equipamento considerado “Maintenance-Free”.

Não mudar o aparelho de lugar sem consultar um profissional.
O ozono pode ser irritante a níveis de emissão superiores aos indicados – controle periodicamente os níveis de ozono dos locais de trabalho.
A Manutenção destes equipamentos só deve ser efetuada por profissionais.

Segurança da Instalação

A instalação e a utilização deverá obrigatoriamente ser feita por profissionais, e deve ter-se em conta o controlo das concentrações de Ozono em espaços ocupados.

Deve-se ter especial atenção a inibir o funcionamento do Gerador de Ozono K-OZ3 sempre que o sistema de exaustão esteja parado, e evitar a acumulação de ozono no interior das condutas ao desligar o sistema. Para isso deve ser instalado:

  • um pressostato na aspiração do ventilador de exaustão que iniba a produção de ozono quando não haja exaustão a funcionar; O MKC K-OZ3 está preparado para receber o sinal desse pressostato.
  • um encravamento elétrico com o ventilador de exaustão, que impeça a produção de Ozono com o Ventilador de Exaustão da hotte desligado.

uando o sistema é desligado, deve-se desligar o K-OZ3 antes do ventilador de exaustão, de forma a evitar a acumulação de ozono no interior das condutas.

Informação da APA – Agência Portuguesa do Ambiente
O Ozono é extremamente oxidante e reactivo sendo um poluente perigoso para a saúde quando presente na troposfera em excesso, razão porque deve ser evitada a sua utilização não controlada em espaços interiores, já que quantidades relativamente pequenas podem causar dores no peito, tosse, respiração acelerada e irritação na garganta.

Mais informação em www.apambiente.pt

CARACTERÍSTICAS DO OZONO

O ozono (O3) tem as seguintes características físicas e químicas:

Cor: ……………     …………………. Azul pálida

Densidade: ……………….……….2,14 kg/m3

Solubilidade em água:.  0,105 g/100 ml (0ºC)

Em condições normais (c.n.) o ozono encontra-se em estado gasoso, misturado no ar. É instável, aumentando a dita instabilidade com a temperatura e humidade, sendo mais estável a uma temperatura de -50º C, e uma pressão de 0,05 atm.

Na água o ozono apresenta grande solubilidade.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS do MKC K-OZ3

♦ Sistema robusto;

♦ A descarga de corona é produzida uma por placa cerâmica, que garante 10.000 horas de funcionamento; Grande vantagem sobre as lâmpadas;

♦ Programador com display LCD, com multilinhas.

♦ Produção de Ozono ajustável e com temporizador;

♦ Controlo remoto;

♦ Alimentação de ar diretamente do ambiente, com filtros;

♦ Construção robusta, em aço inoxidável AISI 304;

♦ Acesso da porta de acesso com chave;

♦ Interruptor de segurança, na abertura da porta;

♦ Fácil ligação de um pressostato de segurança (inibe a produção de Ozono);

CLIMA PORTUGAL, 2017

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da CLIMAPORTUGAL