728x90_2021

Hottes, Aspetos construtivos e Instalação CKVS

Destaques

Hottes

Hottes, Aspetos construtivos e Instalação CKVS

RECOMENDAÇÕES

As Hottes devem ser construídas em chapa de aço inoxidável com no mínimo 0,94 m de espessura (número 20 MSG), chapa de aço carbono com no mínimo 1,09 m de espessura (número 18 MSG) ou outro material que proporcione equivalente resistência mecânica ao fogo e à corrosão.

Todo o perímetro das Hottes e as partes inferiores dos suportes de filtros devem dispor de calhas coletoras dotadas de drenos tamponados para remoção eficiente de gordura e condensados, no mesmo material do captor.

As Hottes devem ser de construção soldada em todo o perímetro externo, além de todas as partes onde houver a possibilidade de acumulação de gordura. A soldadura deve ser contínua, devendo-se obter uma superfície interna de acabamento liso e estanque..

As fixações dos dispositivos internos das Hottes não necessitam ser soldadas, porém devem ser seladas e com acabamento liso para evitar a impregnação de gordura e facilitar a sua limpeza.

Para as Hottes com as funções de aspiração e insuflação (tipo compensadas ou/e indutoras), ou seja, dotados de sistema de compensação de ar incorporado, o pleno de exaustão deve ser mantido totalmente estanque em relação ao pleno de insuflação, através da soldadura contínua.

Deve ser instalado um registo corta-fogo (RCF) com acionamento eletromecânico, na ligação do peno à conduta de insuflação em local de fácil acesso para manutenção e limpeza.

A construção das Hottes deve permitir o fácil acesso para limpeza das mesmas, evitando-se pontos de passagem ou acumulação de gordura em locais inacessíveis.

A ligação com a rede de dutos e acessórios deve ser feita através de soldadura contínua ou junção flangeada e aparafusada, utilizando-se junta de vedação com material não combustível e que assegure a estanqueidade. Neste último caso, as Hottes devem ser providas de golas com flanges fixados nos mesmos por solda contínua.

As luminárias das Hottes, quando utilizadas, devem ter o involucro de aço inoxidável ou de alumínio fundido, montadas sobre a superfície externa da Hotte, separadas dos produtos da exaustão de maneira estanque através de proteções de vidro resistente ao calor.

Dimensões e instalação das Hottes

Para As Hottes devem ser estabelecidas cotas que ultrapassem no mínimo 0,15 m em cada direção do bloco ou equipamento de cocção nos lados livres, isto é, não adjacentes a paredes. A altura entre a borda inferior do captor e a superfície de cocção não deve ser superior a 1,20 m.

A distância vertical entre o equipamento de cocção e a borda inferior dos filtros deve ser superior a 0,50 m, sendo que para equipamento com chama exposta deve ser superior a 0,75 m. Para churrasqueiras a combustível sólido, a base inferior do filtro deve estar a uma distância superior a 1,20 m da superfície aquecida ou do leito de brasas.

Para Hotte com aspiração frontal a distância dos filtros em relação à superfície aquecida pode ser reduzida até 0,15 m, desde que não haja chama exposta.

Bibliografia: NBR 14518 – 2000 – Ventilação para Cozinhas Profissionais

 

 

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da CLIMAPORTUGAL