MKC ARTRONIC – LIMPEZA DAS CÉLULAS
A limpeza frequente das células é fundamental para que o equipamento tenha um bom desempenho na filtragem. Normalmente, para uma utilização comum, poderemos admitir que o período médio entre limpezas não ultrapasse uma semana – no entanto este tempo deverá ser ajustado em função de cada caso. Para minimizar o impacto deste processo repetitivo, a MKC tem disponível modelos com lavagem automática integrada, reduzindo drasticamente a necessidade de limpeza manual.
(Consulte aqui o MKC SELAI).
Durante o processo de limpeza, deverá ter-se especial cuidado para não soltar ou cortar algum fio de tungsténio. Se eventualmente acontecer, deverá ser substituído.
Se o filamento ou algum pedaço ficar no interior da célula ionizadores, há um curto-circuito e o aparelho deixará de funcionar. A luz de controlo dos filtros apaga-se.
Sempre que esta luz piscar, deverá de imediato proceder-se à limpeza dos filtros.
Caso contrário, a eficiência do equipamento fica reduzida e começam a verificar-se impurezas na conduta de extração.
Uma forma simples de comprovar que o equipamento está a funcionar corretamente é aproximar uma chave de fendas entre duas placas do coletor, e verificar que se produz um arco entre a ponta da chave e as placas.
![]() | ![]() |
ARTRONIC SÉRIE C | ARTRONIC SÉRIE P1 e P2 |