Local de descarga do ar CKVS
RECOMENDAÇÕES para o Local de descarga do ar CKVS
- O sistema de exaustão deve descarregar o ar para fora do edifício, através de uma conduta terminal que ultrapasse a cobertura ou uma parede exterior.
- As condutas terminais no telhado devem ser verticais, descarregando o ar diretamente para cima, sendo observada a distância mínima de 1,0 m acima da superfície do telhado.
Devem ser previstos dispositivos para evitar a entrada de chuva no terminal de descarga do ar exaurido.
- Quando a descarga for num ventilador instalado sobre telhado, deve ser prevista instalação elétrica apropriada para exposição à intempérie, sendo instalada de modo que a linha inferior da sua boca de aspiração se situe a uma distância de 0,50 m acima do telhado. Deve ser providenciado um acesso seguro para inspeção e limpeza.
- As condutas terminais instaladas nas fachadas do edifício devem manter um afastamento mínimo de 3,0 m em relação a qualquer equipamento ou instalação elétrica ao seu redor, portas, janelas, letreiros luminosos ou aberturas para tomada de ar externo, situado no mesmo plano ou abaixo da descarga. Para os elementos situados acima deste plano, o ponto mais próximo ao terminal de descarga deve manter um afastamento mínimo de 3,0 m, acrescido de 78 mm para cada grau de inclinação em relação a este plano. O ângulo de inclinação deve ser medido do centro do terminal de descarga ao centro do elemento considerado, conforme exemplo da figura 1. Caso não seja possível atender, deve-se adotar damper corta-fogo com acionamento eletromecânico na fronteira interna da fachada do duto de exaustão.Em quaisquer das hipóteses os efluentes não devem causar incômodos, sendo que as tomadas de ar, portas e janelas devem atender adicionalmente que a descarga dos gases de exaustão deve ser feita a uma altura superior a 5,0 m em relação ao topo de todas as construções e tomadas de ar dentro de um raio de 50,0 m, a partir do centro do terminal de descarga e em cota com no mínimo 10,0 m acima do solo, conforme norma VDI 3895.
Local de descarga do ar CKVS – Bibliografia: NBR 14518-2000