Manual Artronic
É importante conhecer bem o sistema, por isso ler atentamente o MANUAL ARTRONIC.
Faça download do Manual Artronic
MANUAL ARTRONIC EM PDF
O que deve saber!
Muito Obrigado por escolher um produto da MKC.
Na área da restauração, como em qualquer outro processo industrial, produzem-se contaminantes que prejudicam a saúde e que deterioram o meio ambiente. Estes equipamentos foram concebidos para minimizar estes efeitos.
A CLIMAPORTUGAL é uma empresa especializada na Importação e Distribuição de Equipamentos estratégicos no mercado da Climatização e Ventilação, hoje comercializados com a sua própria marca, a MKC.
Dedicamo-nos, desde 1997, à pesquisa, concepção e distribuição de equipamento na área do ambiente, da climatização e da indústria hoteleira, permitindo desta forma e, com base numa filosofia de grupo empresarial, alargar ainda mais o seu leque de ofertas integradas e complementares no âmbito da actividade que desempenha.
Dispomos de quadros técnicos com uma vasta experiência na área do Projecto, da Instalação e do Serviço Pós-Venda, garantindo por isso, cuidadas especificações e elevada qualidade nos equipamentos que comercializamos.
Garantimos o Apoio Técnico, na área da consultadoria a todos os nossos clientes, facilitando a concretização dos seus negócios.
Nota Importante: Estas características poderão ser alteradas sem aviso prévio, devido ao desenvolvimento constante dos produtos.
AVISOS IMPORTANTES
Ler atentamente este Manual de Instruções (Manual Artronic).
Desligar o equipamento da alimentação eléctrica antes de o abrir.
Este equipamento funciona com alta tensão. A porta de acesso dispõe de um interruptor (microswitch) que desliga a tensão sempre que a máquina é aberta.
Chamar a assistência técnica sempre que tenha de realizar uma operação que não conhece.
Este equipamento tem de ser limpo e inspeccionado regularmente.
Não utilizar em atmosferas explosivas.
Para a limpeza regular, utilizar “Cleantronic” de forma a garantir a durabilidade e eficácia do seu sistema. Nunca usar produtos abrasivos ou corrosivos.
Informação Técnica
– O filto de ar electrónico é em dispositivo captador de partículas baseado no principio da precipitação electrostática.
– Só os filtros de ar electrónicos e alguns filtros secos de desenho especial são capazes de separar partículas de tamanho inferior a 5 mícrons. O limite de eficácia do filtro electrónico cifra-se na ordem de 0,01 mícrons.
– Um filtro electrostrático de 2 etapas compõe-se de 2 secções: a secção de carga (primeira etapa) e a secção colectora (ou segunda etapa).
– A secção de carga ou ionizadora consiste numa série de fios de tungsténio suspensos entre placas metálicas. Quando se aplica uma tensão contínua entre um fio e as placas.
– Equidistantes estabelece-se um campo electrostático não uniforme. A intensidade do campo é muito alta nas proximidades do fio e decresce rapidamante com a distância entre as placas (eléctrodos). Por efeito do campo os electrões livres movem-se com aceleração crescente até ao fio (ânodo).
– Os electrões chocam com moléculas ou átomos do ar que se interpõem na sua trajectória, arrancando-lhes os electrões. Estes electrões libertados entram em colisão, por sua vez com outras moléculas, com o que se forma um grande número de iões positivos. Em volta do fio aparece um halo azulado que se conhece como efeito de coroa.
Parecer do ISQ
Foram efectuados vários pareceres sobre estes sistemas desde 1998, que se encontram disponíveis na nossa página www.climaportugal.pt. O último refere-se à gama descrita neste Manual, e foi elaborado em Abril de 2008.
UM SISTEMA COMPLETO PARA TRATAMENTO DE FUMOS DE COZINHAS INDUSTRIAIS
Generalidades
Os tempos modernos são marcados por um crescente grau de exigência e de qualidade. A variedade de oferta possibilita ao consumidor, uma escolha com base nestes critérios e dita uma atitude consumista virada para o rigor na confecção dos alimentos.
Na área da restauração existe um problema antigo, cuja resolução se torna premente e inadiável. Falamos da exaustão dos fumos provenientes das cozinhas industriais. No entanto, esta questão não está dissociada da localização dos restaurantes e das questões ambientais.
É cada vez mais difícil instalar um restaurante em locais isolados ou já equipados com infraestruturas adequadas à exaustão dos fumos que produzem.
Por todas estas razões, há que ponderar e responder a estas questões de uma forma criteriosa e profissional através de meios eficazes e ajustados a cada caso concreto.
Manual Artronic – O problema
Os gases das exaustões das cozinhas industriais são, normalmente, descarregados para níveis superiores à cobertura dos edifícios, de forma a assegurar a necessária diluição dos contaminantes presentes nesses gases: fumo, gorduras e cheiros.
Temos agora de encarar duas realidades:
- a) por vezes a descarga desses gases não é feita de forma a não incomodar os vizinhos: a diluição dos contaminantes não é conseguida, e as partículas de gordura, depois de arrefecerem caem, prejudicando vizinhos, utentes da via pública, etc. A própria acção dos ventos faz com que os cheiros se espalhem.
- b) outras vezes, nem sequer é possível descarregar os gases por cima das coberturas. O que origina um problema grave que requer resolução.
Manual Artronic – O que são os fumos das cozinhas?
Os gases provenientes das extracções das cozinhas industriais poderão ser divididos em duas classes de contaminantes: os particulados (partículas que serão retidas nos módulos electrostáticos) e os gasosos (partículas não filtradas pelo sistema electrostático);
Os Particulados são constituídos por fumos (hidrocarbonetos) e pequenos resíduos de comida que não ficaram retidos nos filtros das hottes.
Todos estes contaminantes deverão ser filtrados antes de descarregados no ar, evitando uma crescente poluição atmosférica. Devem ser retidos por sistemas de filtragem electrostática.
Os Gasosos são pequenas moléculas microscópicas, que poderão não ser filtrados e virem a estar na origem de alguns cheiros.
Todos estes contaminantes deverão ser filtrados, antes de descarregados no ar, evitando uma crescente poluição atmosférica.
Manual Artronic – Como resolver o problema?
Consideremos o seguinte:
- a) a absorção dos cheiros poderá ser feito por filtros de carvão activado.
- b) a filtragem dos gases, directamente por filtros desse tipo, não é possível porque as gorduras extraídas (contaminantes particulados em forma de gordura) obstruem os filtros em poucas horas; Pode-se dizer que em poucas horas haverá uma drástica redução de caudal no sistema de extracção, prejudicando todo o sistema.
A filtragem dos gases directamente por filtros de carvão activado não é possível porque as gorduras extraídas entopem os filtros em poucas horas.
Manual Artronic – Que solução?
É necessário instalar um sistema completo que permita o tratamento adequado dos gases de exaustão.
Esse sistema deverá prever diferentes estágios de tratamento (filtragem) do ar:
- uma pré-filtragem;
- uma filtragem electrostática das partículas e
- a absorção de cheiros residuais, transportados por partículas não filtradas nos módulos electrostáticos, através de filtros de carvão activado.
- Uma filtragem fina com estágios G4+F7.
- Um ventilador de exaustão.
É este o principio das nossas propostas, que desenvolvemos há mais de 18 anos.