728x90_2021

Manutenção Preventiva

Destaques

Manutenção Preventiva – Para o Grupo CLIMAPORTUGAL, o objetivo da Manutenção deixou há muito de ser reparar avarias.

EVITAMOS QUE AS AVARIAS ACONTEÇAM.

Um dos aspetos mais importantes para o bom desempenho e fiabilidade de uma instalação mecânica, é sem dúvida a qualidade da Manutenção dos Equipamentos e dos Sistemas.

A Qualidade da Manutenção depende da sua preparação e controlo. Os equipamentos, os sistemas e as instalações têm evoluído ao longo dos tempos, e por isso o conceito e os processos de Manutenção têm sido ajustados, implementando melhorias nos conceitos, nas práticas e nos métodos.

Sabemos que Falar de Manutenção é antes de mais, Falar de Técnica. A Manutenção há muito deixou de ser a ideia que os equipamentos só eram intervencionados quando avariavam ou deixavam de funcionar. Na época pós-industrial, a prevenção de avarias e o mau desempenho não faziam parte da estratégia. Era a habilidade na reparação e na substituição dos componentes avariados que valorizava o técnico, numa filosofia própria da época, em que a formação era conseguida com base da prática do executante. Era a mexer que se aprendia. Equipamentos limpos e operacionais significavam falta de uso. O caminho não é esse!

O grande desafio do Grupo CLIMAPORTUGAL é, por isso, otimizar a ligação da Manutenção Preventiva Total (TPM) com a Manutenção Centrada na Fiabilidade dos Componentes (RCM):

  1. desenvolver eficazes sistemas de avaliação, diagnóstico e prevenção;
  2. dar formação continua dos seus técnicos;
  3. desenvolver sistemas de controlo (check-Lists, Rotinas, Métodos);
  4. trabalhar em equipa com os nossos clientes (avaliar necessidades, avaliar resultados);

O Grupo CLIMAPORTUGAL está empenhado em garantir a cuidada manutenção das instalações dos seus Clientes, um funcionamento otimizado e permitir alcançar os objetivos pretendidos de conforto ambiental, de QAI e de eficiência energética, conforme definido na Regulamentação e Legislação em vigor.

Para isso, o Grupo CLIMAPORTUGAL desenvolveu competências para atuar na vertente da manutenção e gestão de edifícios, oferecendo aos agentes e instaladores MKC os serviços que permitem otimizar os custos de exploração das instalações, através de uma melhoria contínua do desempenho energético e de organização da manutenção, cumprindo todos os requisitos legais.

Atenta às necessidades dos seus Clientes, o Grupo CLIMAPORTUGAL, presta desde 1985, ainda um serviço complementar na área do controlo microbiológico, limpeza de condutas (húmidas e secas) e higienização de sistemas de ar condicionado e ventilação, intervindo nos equipamentos, nas redes de distribuição e no ambiente.

Entender a Manutenção

Um dos aspetos mais importantes para o bom desempenho e fiabilidade de uma instalação mecânica, é sem dúvida a qualidade da Manutenção dos Equipamentos e dos Sistemas.

A Manutenção é o conjunto de ações necessárias para assegurar o funcionamento de uma instalação nas condições para as quais foi projetada, mantendo a eficiência energética, garantindo a segurança de serviço e a qualidade de ar interior durante o período da sua utilização.

A Qualidade dessa Manutenção depende da sua preparação e controlo (ler “O que é medido acontece”). Isto porque falar de Manutenção é antes de mais, falar de Técnica.

Os equipamentos, os sistemas e as instalações têm evoluído ao longo dos tempos, e por isso o conceito e os processos de Manutenção têm de ser ajustados, implementando melhorias nos conceitos, nas práticas e nos métodos.

Manutenção Preventiva

É o conjunto de operações periódicas de inspeção, supervisão, monitorização, e manutenção programada previamente para cada instalação, ou equipamento. Tem como objetivo conservar as instalações em boas condições de disponibilidade e funcionalidade, respeitando o meio ambiente e garantindo a qualidade de ar interior e eficiência energética.

Manutenção Corretiva

Atuações, programadas ou não, de reparação ou substituição de elementos, componentes ou equipamentos avariados, fora de tolerâncias, ou em condições precárias de fiabilidade.

Tem como objetivo restaurar uma instalação das condições de fiabilidade iniciais.

Condução e Exploração de Instalações

Conjunto de atividades correspondentes à gestão e ao uso diário e sistemático de determinadas instalações, incluindo a manutenção preventiva e corretiva, bem como o cumprimento de obrigatoriedades legais.

Faz parte da Condução de Instalações a paragem ou colocação em serviço de instalações, monitorização destas e respetivos registos.

Rotinas

Conjunto de tarefas genéricas ou específicas de manutenção preventiva ou corretiva a pôr em prática na instalação, de acordo com o PMP – Plano de Manutenção Preventiva – definido.

Programa de Manutenção

Conjunto de rotinas específicas, de manutenção preventiva, aplicadas com periodicidade numa instalação. Foi melhorado o conceito e deu origem à Manutenção Preventiva.

Plano de Manutenção Preventiva “PMP” é um processo dinâmico, isto é, deve estar permanentemente atualizado e todas as alterações efetuadas registadas.

Do PMP fazem parte um conjunto de documentos e informações obrigatórias que deverão ser detalhadas.

O PMP é organizado no Dossier Técnico do Edifício, onde se compila toda a informação relativa às instalações sujeitas a manutenção dentro dos edifícios, incluindo,

  1. toda a documentação das instalações e suas atualizações,
  2. o Plano de Manutenção de cada uma dessas instalações,
  3. o registo das ações do Plano de Manutenção Preventiva e de todos os trabalhos no âmbito de ações corretivas ou preventivas,
  4. a relação dos materiais aplicados e
  5. os registos das obrigações legais.
 

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da CLIMAPORTUGAL