728x90_2021

MKC SMART HOTTE

Destaques

MKC SMART HOTTE é um sistema de controlo dos equipamentos das Cozinhas Profissionais.

Para download do PDF clique AQUI

Numa cozinha profissional os sistemas de ventilação são os responsáveis por uma parte importante dos seus consumos energéticos. Normalmente os sistemas de exaustão, e compensação de ar, funcionam em todo o período de laboração já que dele depende o abastecimento de gás à cozinha – por motivos de segurança, quando não há ventilação, não há gás.

Há muito tempo que a CLIMA PORTUGAL está particularmente atenta a esta problemática, e ciente que os consumos energéticos de cozinhas com períodos de funcionamento alargados são muito expressivos.

Sabemos a importância deste tema, e por isso a CLIMA PORTUGAL tem estado a desenvolver sistemas standard ainda mais eficientes, tendo como objetivo fornecer ao mercado soluções completas, de fácil implementação, com uma interface muito simples para o utilizador – é a geração dos nossos produtos MKC CKVS.
Este sistema de controlo é o MKC SMART HOTTE – um sistema que permite instalar com grande facilidade um sofisticado sistema de controlo e gestão destes sistemas.

Preocupados com custos de investimento/exploração/manutenção, otimizámos os nossos sistemas e garantimos hoje um excelente PayBack (tempo de retorno do investimento).
Com o MKC SMART HOTTE o Consumo de Energia associado ao sistema de ventilação é drasticamente reduzido. Possibilita ainda controlar iluminação e equipamentos da cozinha.

“Este sistema, com o apoio da sua consola de interface tátil com 7”, permite um controlo muito fácil e total do processo de ventilação. O utilizador poderá monitorizar todas as funcionalidades tendo a informação sempre atualizada, como os parâmetros de consumo, velocidade e temperatura do ar.
Neste sistema não só gerimos informação, como o sistema CONTROLA efetivamente os caudais, reduzindo até 50% os consumos associados à ventilação.”

A SOLUÇÃO

O sistema MKC SMART HOTTE é um sistema de Controlo Inteligente dos sistemas de ventilação de uma cozinha profissional. Adicionalmente, poderá controlar separadamente os equipamentos elétricos da cozinha, a iluminação da zona de público e a iluminação da zona de serviço.

O controlo do sistema é assegurado por um Controlador Lógico Programável e suportado por dois variadores de frequência e uma consola tátil. Esta última é a interface entre o utilizador e o sistema de ventilação da hotte indutora compensada série MKC Premium, permitindo só por si comandar e monitorizar todo o processo.

O sistema tem comando totalmente automático, permitindo, no entanto, alguma intervenção por parte do utilizador.

A base do controlo é regida por um controlo horário, configurável para cada cliente / processo, que determina até seis regimes distintos de funcionamento dos ventiladores VEXH (ventilador de extração da hote) e VAN (ventilador de compensação). Estes regimes são configuráveis para cada utilizador, de forma a garantir os regimes de caudal adequados a cada cliente / processo, garantindo a cada instante o perfeito equilíbrio e sincronismo dos caudais necessários ao sistema de ventilação.

No sistema MKC SMART HOTTE, a ventilação na hote adapta-se automaticamente consoante o horário que está a decorrer, controlando também, a temperatura máxima do ar no sistema de exaustão. Ao ser atingida a temperatura máxima programada o processo reage de forma autónoma e automática no sentido de subir rapidamente os caudais de ar, aparecendo uma sinalização específica na consola de utilizador instalada no quadro de controlo MKC SMART HOTTE.

De forma manual e através de um botão de pressão no Quadro Elétrico MKC SMART HOTTE o utilizador pode também pedir um tempo extra de maior ventilação. Para este caso, o tempo e o regime de funcionamento dos ventiladores são configuráveis e adaptáveis ao processo.

Na consola, o utilizador tem ainda acesso a ligar/desligar o sistema de controlo e, através de um botão, pedir um diagnóstico do MKC SMART HOTTE no qual poderá visualizar um sinóptico com a disposição dos diversos elementos do sistema, sinalizando o estado de funcionamento e as eventuais anomalias.

O quadro de controlo MKC SMART HOTTE tem disponível um botão de paragem de emergência, que desliga imediatamente todo o sistema.

O MKC SMART HOTTE está dotado do sistema MKC WEB Server, que permite fazer o diagnóstico e manutenção do sistema de forma remota. Neste caso, a assistência e a resolução de problemas será rápida, diminuindo, portanto, os tempos de paragem impostos por anomalias, que poderão afetar o seu negócio, e os respetivos custos associados.

MKC WEB Server

O MKC SMART HOTTE está dotado do sistema MKC WEB Server, que permite fazer o diagnóstico e manutenção do sistema de forma remota.
Neste caso, a assistência e a resolução de problemas será rápida, diminuindo, portanto, os tempos de paragem impostos por anomalias, que poderão afetar o seu negócio, e os respetivos custos associados.

MKC SMART HOTTE Avançada
Como opção oferecemos a MKC SMART HOTTE Avançada. Nesta variante propomos a possibilidade de interpretar a deteção automática da presença de fumos. Neste caso o sistema entra automaticamente e por um tempo previamente configurado, num regime de maior ventilação.

Um sofisticado sensor de fumo

O MKC SMART HOTTE Avançado é fornecido com um sistema de deteção da presença de fumo na hote.

 

Monitorizar e Controlar1Monitorizar e Controlar

Há sistemas que só monitorizam. Há sistemas que comandam, e outros que comandam através de condições pré-estabelecidas.

O MKC SMART HOTTE para além de monitorizar, controla e comanda os ventiladores, ajustando a sua velocidade (consumo) às necessidades reais da instalação, a cada instante. Controla ainda iluminação da zona de público, da zona de serviço e os equipamentos elétricos da cozinha.

O MKC SMART HOTTE é a Opção Certa, proporcionando a recuperação do investimento em cerca de 18 meses, e redução dos custos de energia elétrica em cerca de 50% ao mês, comparando com um sistema em que a velocidade dos ventiladores é constante.

A Programação da instalação passa a ser feita de forma intuitiva e diretamente no painel toutch de 7”. A alteração dos parâmetros, nomeadamente as frequências a que trabalham os motores dos ventiladores, é fácil, e diretamente no painel Touch.

SMART HOTTE - Economia

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da CLIMAPORTUGAL