O sucesso de um sistema é o controlo efetivo da forma como foi concebido, instalado e mantido.
O Comissionamento defende o investimento, prevê problemas, promove uma aceitação mais rápida das instalações executadas e reduz os pedidos de intervenção em garantia.
Invista num eficaz Processo de Comissionamento
O Processo de Comissionamento de uma instalação consiste num conjunto de ações estruturadas e orientadas no sentido da qualidade, para verificar e documentar que o desempenho de equipamentos, sistemas e instalações, cumpre os objetivos e critérios definidos inicialmente pelo Dono da Obra.
A CLIMA PORTUGAL pode assegurar aos seus clientes o Comissionamento das suas instalações, verificando que são cumpridos os Requisitos do Dono de Obra, desde a conceção até, pelo menos, um ano de funcionamento após o arranque das instalações.
Idealmente, o Comissionamento inicia-se na conceção (durante a fase de programa base) e continua durante a vida da instalação (através da fase de ocupação e funcionamento).
O Comissionamento inclui tarefas específicas para serem realizadas durante cada fase a fim de se verificar que os projetos de execução, a instalação e a formação cumprem os Requisitos.
O processo de comissionamento visa obter uma redução dos custos de exploração (energia, manutenção dos equipamentos e instalações), a satisfação e segurança de ocupantes e dono de obra (conforto ambiente interior: conforto térmico, visual e acústico e QAI) e facilitar a construção do edifício (prevendo problemas, promovendo uma aceitação mais rápida das instalações e reduzindo os pedidos de intervenção em garantia).