728x90_2021

VENTILADORES – A densidade do ar

Destaques

Exaustão de fumos

VENTILADORES

Um ventilador é o coração da instalação de ventilação – um cuidado frequentemente ignorado, é o dimensionamento em função das condições normais de funcionamento, nomeadamente da temperatura do ar movimentado pelo ventilador” – na MKC damos importância ao detalhe, já que dele resulta a eficácia do sistema e a qualidade da instalação.

Dispomos de uma grande gama completa de ventiladores, desde unidades de ventilação mais simples até às robustas caixas de ventilação de desenfumagem 400º/2h. Apoiamos os profissionais do sector na criteriosa seleção do ventilador.

Selecionamos as nossas unidades tendo em atenção os requisitos específicos das instalações que servem, nomeadamente calculando o caudal em função da pressão estática disponível e da temperatura do ar à entrada do ventilador e da altitude em que se encontra. Damos particular atenção à questão da temperatura do ar e à altitude em que se encontra, já que sabemos a variação da densidade do ar com este fator (densidade do ar a 20ºC e a altura do mar é de 1.20 Kg/m3, enquanto por exemplo a 1000 metros de altitude e a uma temperatura do ar de 50ºC a densidade desce para 0,97 Kg/m3) afeta decididamente o rendimento dos ventiladores e dos sistemas, obrigando ao seu redimensionamento.

Fig. 1 – Exemplos da variação da densidade do ar

climaportugal_ventiladores_tabela_1

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da CLIMAPORTUGAL