728x90_2021

FAQ Perguntas e Respostas de Consultoria Técnica

Destaques

FAQs-Climaportugal
FAQ Perguntas e Respostas de Consultoria Técnica

Nesta Secção, FAQ Perguntas e Respostas de Consultoria Técnica, irá encontrar algumas respostas às suas perguntas. Percorra nas nossas FAQ’s e encontre as respostas para as suas dúvidas. Ao percorrer esta secção encontrará respostas sobre a Consultoria Técnica, tipos de estudos executados pela Climaportugal e principais problemas em que podemos ajudar através deste tipo de serviço. Caso não fique esclarecido contacte-nos, estamos cá para o ajudar.

A CLIMA PORTUGAL tem um experiente e competente serviço de engenharia que permite prestar o apoio necessário na resolução de todo o tipo de necessidades.

O serviço de consultoria da Clima Portugal é um serviço pago e consiste na visita de um técnico credenciado ao seu espaço comercial para avaliar as condições e infraestruturas existentes para a instalação de sistemas alternativos de filtragem de fumos resultantes do funcionamento de cozinhas profissionais.

Neste momento, para além de consultoria à medida, temos disponíveis 3 tipos de serviços pré-definidos em condições muito vantajosas.
Pode ver na nossa loja, em https://loja.climaportugal.pt

O RGEU (Regulamento Geral de Edificações Urbanas) define no seu Artº 113 que “As condutas de fumo elevar-se-ão, em regra, pelos menos, 0,50 m acima da parte mais elevada das coberturas do prédio e, bem assim, das edificações contíguas existentes num raio de 10 metros”.

Não sendo possível, no caso de impossibilidade justificada, a NP-1037-4 refere que “o sistema de exaustão do ar viciado deve garantir que as emissões para o exterior, resultantes da existência de gases, cheiros e gorduras, se processam sem gerar qualquer incómodo nas imediações envolventes da cozinha”.

Os RMUE (Regulamentos Municipais de Urbanização e Edificação), por sua vez, referem que “quando não for possível a instalação de sistemas de ventilação com as condutas calculadas por um dos métodos indicados na secção 7, é ainda possível instalar sistemas alternativos que garantam a higiene do ar ambiente da cozinha.”

E que a adotar sistemas alternativos, A instalação de um sistema alternativo ficará condicionada à existência de um plano de manutenção escrito, validado pelo representante dos equipamentos e implementado sob a responsabilidade do proprietário da instalação.”.

A resposta é sim, é possível. No entanto deverá ser estudado, validado e supervisionado por técnicos com as competências adequadas.

Quando o negócio já existe, por vezes as instalações não funcionam bem. Há problemas que têm de ser resolvidos. Há queixas de incomodidade que têm de ser analisadas e resolvidas as suas causas. Há instalações que não estão licenciadas.

Antes de mais deve-se saber qual é o problema. Recorrer a profissionais que analisem o problema, identifiquem as causas e projetem as medidas necessárias à sua correção. Não faça correções por tentativas que não resolve o problema da forma correta e obriga ao desperdício de dinheiro.

A CLIMA PORTUGAL dispõe de um serviço profissional simplificado, com baixo custo, que permite aos seus clientes ter as bases necessárias para decidir.

Os filtros de carvão ativado são eficazes na redução de odores, mas usados isoladamente ficariam colmatados e destruídos pela gordura. A gordura vai “entupir” o filtro e destruir o carvão. Terá de associar um filtro eletrostático.

Outra solução, para casos de pouca complexidade, poderá ser o Ozono (tem de se acautelar a zona de descarga do ar).

A CLIMA PORTUGAL dispõe de um serviço profissional simplificado, com baixo custo, que permite indicar a melhor solução para o seu caso.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par das mais recentes novidades da CLIMAPORTUGAL