Ventiladores CKVS_v1.0
RECOMENDAÇÕES
- Os ventiladores devem respeitar os requisitos operacionais do sistema de ventilação na condição real da instalação.
- O ventilador, do tipo centrífugo, deve ser de construção metálica, de simples aspiração, e o rotor de pás inclinadas para trás ou radiais. O sistema de transmissão mecânica pode ser direto, ou através de polia-correia ou ainda de outro modo, desde que não haja exposição de motores elétricos, caixa de ligação elétrica ou elementos de transmissão ao fluxo de ar de exaustão.
- As conexões dos ventiladores aos dutos de aspiração e descarga devem ser flangeadas e aparafusadas com o uso de elementos flexíveis. O material da conexão flexível deve ser incombustível e estanque a líquidos na superfície interna e com características mecânicas próprias para operar em equipamento dinâmico. As ligações longitudinais, além de estanques, devem ser transpassadas de no mínimo 75 mm.
O material empregado deve garantir no mínimo uma resistência ao fogo de 1 h. - O conjunto motor ventilador deve ser montado sobre amortecedores de vibração que garantam a absorção e o isolamento da vibração para a estrutura de apoio em níveis que não comprometam a integridade da estrutura e que não causem incómodo a terceiros.
- Ventiladores com carcaça tubular e fluxo axial devem ser de acionamento indireto, com o motor e toda a instalação elétrica fora do fluxo de ar de exaustão. Os elementos de transmissão devem estar enclausurados e protegidos contra infiltração de gordura.
- A carcaça do ventilador deve ser de construção soldada em chapa de aço inoxidável com no mínimo 1,09 m de espessura (número 18 MSG) ou chapa de aço-carbono com no mínimo 1,37 m de espessura (número 16 MSG).
- Os ventiladores devem ser dotados de dreno e porta de inspeção.
- O compartimento onde for instalado o ventilador deve ser facilmente acessível e ter dimensões suficientes para permitir os serviços de manutenção, limpeza e eventual remoção, incluindo plataforma nivelada para execução dos serviços. Se o ventilador estiver conectado a um duto enclausurado, este compartimento deve ter a mesma classe de resistência ao fogo que a do enclausuramento.
- Todos os ventiladores instalados em paredes interiores ou exteriores devem ser facilmente acessíveis com a utilização de uma escada de no máximo 2,0 m de altura, ou possuir uma plataforma de trabalho sob o ventilador ao qual se possa ter acesso com a utilização de uma escada de no máximo 6 m.
- Toda instalação elétrica deve atender às normas e legislação em vigor, sendo que os motores elétricos devem ser do tipo totalmente fechados com ventilação externa (TFVE) e com grau de proteção mínimo IP 54 e classe B ou F de isolamento elétrico.
- O ventilador deve, preferencialmente, ser instalado no final da rede de condutas ou o mais próximo possível desta, com a finalidade de diminuir o número de conexões pressurizadas, exceto nos casos dos ventiladores incorporados aos despoluidores atmosféricos ou extratores de gordura.
Bibliografia: NBR 14518-2000